quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O principio do pensamento produtivo



Hoje em dia, as pessoas desperdiçam tempo, material e energia. Isso se deve ao fato de terem mentalidade e atitude pouco produtiva. Um exemplo é a TV. Muita gente assiste à TV durante as noites, ate pegar no sono. Isso não é produtivo. O tempo gasto à frente da TV deve ser reduzido e dedicado ao crescimento pessoal. Isso fará que o nível de vida seja elevado.

Em especial, quanto à comida, há um prato de arroz e dezenas de guarnições. Faz muitos anos, eu convidei um pastor americano para vir à minha casa, e nós lhe preparamos um banquete. Tempos depois, quando visitei sua casa, nos Estados Unidos, fiquei decepcionado ao ver que me ofereceram somente um prato principal: frango. Depois me dei conta de que, quanto á comida, aquela era a cultura americana.

Algo semelhante acontece com os japoneses. Eles fazem acompanhar o arroz com uma quantidade bem pequena de guarnições. Deve-se, então, manter o equilíbrio entre o arroz e as guarnições porque, caso contrario, fica-se sem estas.

Qual é a cultura alimentar dos coreanos? Certa vez, escutei algo que me chamou a atenção. Diz-se que é tanta a quantidade de guarnições desperdiçadas nos restaurantes do nosso país que estes contratam uma pessoa para se dedicar exclusivamente a selecionar as guarnições que podem voltar à mesa. E não é só isso; os coreanos tem a tendência de preparar um grande banquete sempre que alguém é convidado para uma refeição. Pensamos que isso é o melhor; mas devemos saber que os convidados não comem tudo o que preparamos. Isso não é produtivo.

Além disso, muitos não pensam produtivamente. Os que vivem pensando no fracasso do passado são pessoas que não pensam de maneira produtiva. A critica, enfatizando as fraquezas de outras pessoas, tampouco é produtiva. Faz muito tempo que aconteceu comigo este fato. Eu dava aulas no seminário, quando, num dia de inverno, muito frio, encontrava-me junto aos professores diante de um aquecedor e comecei a criticar um colega. De repente, um dos professores se levantou, e eu perguntei:

- Você se aborreceu com o que eu disse? Por que se levantou?

As palavras seguintes me trouxeram uma grande lição de vida.

- Perdoe-me, mas sou dessas pessoas que, quando ouvem algo que as aborrece, não conseguem conciliar o sono ate ter respondido a altura ao que ouviram. E, se eu fizer isso, o povo me interpretará mal; aí, nós nos tornaremos inimigos.

A Bíblia diz: “As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem ate o intimo do homem” (Provérbios 18.8). a pessoa que gosta de falar dos outros não é produtiva. Devemos pensar e viver produtivamente. Para conseguir isso, temos de considerar a gloria de Deus e o Reino dos céus como nossos valores principais, estabelecer metas, falar e agir produtivamente. Dessa maneira, conseguiremos que a nossa vida tenha valor.

A mentalidade é um recurso invisível aos olhos humanos. Quem a desenvolver em Cristo Jesus viverá uma vida de sucesso. Ao contrario, quem se deixar governar pelo Diabo, fracassará.

Tudo depende de cada um. Portanto, desenvolva em sua mente o pensamento positivo, o pensamento ativo, o pensamento criativo e o pensamento produtivo, em Cristo Jesus, e ponha em pratica os princípios aqui expostos a fim e alcançar uma vida de sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário