quarta-feira, 25 de julho de 2018

Você acha que o PONTO ALTO da sua vida JÁ PASSOU?

Olá pessoal, estou compartilhando um material que tenho postado no meu Instagram @coachfelipeferreira.

Começarei a compartilhar pequenos vídeos sobre diversos assuntos.

Um abraço e espero que aproveitem.

-----------


Você ACREDITA que o PONTO ALTO da sua vida JÁ PASSOU?

Olá pessoal,

Já ouvi muitas pessoas dizerem isso, mas MAIS AINDA, da seguinte maneira: “Minha época de estudar já passou, agora não aprendo mais nada”.

De certa forma essa frase é igual à frase tema da nossa enquete, pois ambas remetem a uma época melhor ou mais proveitosa e que se encontra num passado morto ou jamais acessado novamente. Mas isso não é verdade, ou não deveria ser.

Falando especificamente da questão do aprendizado, realmente é mais difícil retomar os estudos depois de alguns ou muitos anos parado. Porém é comprovado pela neurociência que essa crença de que velhos não aprendem mais é uma mentira, ao contrário do que a maioria fala.

Cuidado com o senso comum, que são esses conhecimentos errôneos passados de gerações a gerações sem qualquer tipo de confirmação. Existem sim muitos conhecimentos antigos transmitidos também de geração a geração que são verdades e são muito eficazes no que se propõem. Porém os conhecimentos do senso comum são muito maiores e são verdadeiras bobagens que, em geral, afirma o oposto da verdade.

Exemplos:


  •  "Eu não gosto de ir muito ao médico pois, quem procura acha”;·        
  • “Escorreguei na dieta. Agora não tem mais jeito então vou comer tudo que der vontade”;·        
  • “Nasceu pobre vai morrer pobre”;·        
  • “Se as coisas não estão bem dentro de casa, o marido vai procurar lá fora”;·        
  • “Depois de velho não se aprende mais nada”;·        
  • “As mulheres tem que maltratar seus homens. Só assim que eles darão valor a ela”;·        
  • “Filho único fica mimado”;·        
  • “Rico é tudo metido”;·        
  • “Se tiver filho após os 30 anos não vai ter pique pra cuidar”;
Bom, você pode ter achado que tentou várias vezes, mas na verdade nunca fez o correto. As coisas não são assim. Para ter certos resultados coisas especificas precisam ser feitas, não o que você “acha que é certo”.
Sim é fácil falar e difícil fazer, por isso que muitos não SÃO. Essa é uma grande verdade e alguns acham que dizer isso as deixa em melhor posição que outros. A verdade é que quem geralmente fala isso nunca faz nada e critica quem faz e tenta explicar o caminho que geralmente é simples, mas de fato, difícil de fazer.
É sempre importante que você procure saber se algo é realmente verdade. Mas não é perguntado pra um e pra outro, mas sim fazendo uma pesquisa em fontes sérias. Procurar informações em sites científicos, de noticias sérias, em sites de universidades etc. Saber o que um especialista de fato fala sobre o assunto, não qualquer colega ou conhecido.

A ideia de que o ponto alto da vida já passou reflete diretamente sobre o que a pessoa realmente pensa e acredita. Mas existem diversos exemplos de pessoas que voltaram a estudar depois de idade avançada, que iniciaram atividades físicas ou esportes que teoricamente não deveriam praticar por serem velhos demais, e se deram muito bem entre várias outras histórias.

Mas essas pessoas são super humanos? Tem algo diferente dentro delas? Na verdade sim, mas é essa diferença está em algo que todos podemos ter, ou melhor, todos podem mudar e ser como eles.

Essas pessoas “colocaram nas cabeças delas” que elas poderiam sim fazer aquilo e que conseguiriam. Então não param mais. Mas não é algo extraordinário. É simplesmente mudar o que você acredita de fato. Quando isso é feito, suas atitudes são diferentes e, portanto seus resultados são diferentes.

Aqui muitas pessoas podem dizer: “Ah, mas eu já tentei isso várias vezes e não deu certo” ou “É fácil falar, difícil é fazer” ou ainda “Isso só funciona para os outros, pra mim não”.

    Nem tudo vai funcionar pra todos iguais certo? Certo, porém como falei acima, para ter certo resultados você tem que fazer coisas bastante específicas e não tem muito o que possa ser feito em relação a isso, EXCETO mudar a si mesmo para se adaptar e conseguir de fato fazer aquilo que, todos que já conseguiram, fizeram.

A maioria dessas pessoas tem ALGO EM COMUM: criam diversas desculpas, crenças, argumentos bons ou esfarrapados para nunca fazerem o que de fato O QUE MUDA a situação delas. Cuidado para não entrar nesse mesmo ciclo de desculpas e perpetuo fracasso. O caminho mais fácil geralmente é errado, pelo simples fato de que FALAR É FÁCIL DIFÍCIL É FAZER.

Felipe Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário