terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Carpe Diem - Falsa Liberdade

“Carpe Diem” é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.

Muitos dizem que essa filosofia de vida é boa e deveria ser considerada. Pois, vivendo intensamente cada momento, nada de bom seria perdido. Mas, vivê-los sem pensar nas inevitáveis conseqüências, sendo elas boas ou más, seria no mínimo tolice, utopia. Deve-se pensar antes de agir e para isso é necessário uma base. E essa base são os princípios.

A idéia de viver sempre a liberdade é na verdade uma prisão. A intensidade do “Carpe Diem” é nada mais que uma FALSA liberdade, pois propõe uma vida totalmente sem objetivo, sem metas, sem destino, sem propósito. Observe.

Você tem um sonho? Certamente deseja fazer algo, eu tenho muitos sonhos. Mas o viver intensamente cada momento não permite pensar no futuro, nem planeja-lo, ou desejar um destino para ele. Uma vida sem propósito é o mais profundo vazio, pois ela se torna imprestável.

Uma pessoa que vive de momentos certamente jamais terá um alicerce, jamais terá onde se apoiar. Restarão apenas os momentos que, como não planejados, foram apenas momentos, e a única coisa que sobra deles é a lembrança.

Mas ações planejadas, vida planejada, certamente possui uma base forte que será sempre real. Erros serão previstos, e correções serão sempre bem vindas. Mas as lembranças, as ruins serão esquecidas e anuladas, pois foram corrigidas, mas as boas serão uma constante durante toda a vida. Igualmente as lembranças ruins da intensidade do momento, do “Carpe Diem”. Mas por quê?

Porque os erros jamais serão repensados para nunca mais serem cometidos. Um exemplo comum é a questão dos relacionamentos. “Ficar” ou ter um namoro repentino é bom? Deve ser, enquanto durar. Mas e depois? Tudo o que sobra são lembranças de alguém que levou mais um pouco do amor, carinho e confiança que você possuía. Perdas é o resultado do “Carpe Diem”. Aquilo que foi bom, apenas foi naquele momento, mas já passou. Você o terá novamente, mas esse também se irá. E assim a inconstância dos momentos se fará presente na sua vida.

A vida com Cristo é totalmente diferente e maravilhosa. Para todos nós Ele dá um propósito de vida, e consequentemente uma razão de viver. Mas qual é esse propósito? Jesus o Cristo é o verdadeiro, onisciente, justo, santo, Deus de Amor e poderoso que me criou não para viver uma vida tola, injusta e sem nenhum objetivo. Ao contrário, Ele me deu toda a liberdade na sua justiça, que é perfeita, e também um propósito de vida, o de estar ao seu lado servindo-o. Fazendo isso terei tudo o que quiser, estando de acordo com sua palavra, que é pura, agradável e perfeita.

Para cada pessoa no mundo, sem exceção, Deus deu um propósito de vida, que se for cumprido, as pessoas seriam completas e cada momento seria totalmente dirigido, destinado a um fim comum entre elas e Deus. Assim, a vida tem objetivo. É totalmente liberta de qualquer prisão. Talvez você se pergunte: mas então você é escravo do seu propósito?

É exatamente neste ponto que está a grande diferença. Esse propósito não vem de mim, e, portanto, não é falho, é perfeito. E à medida que cumpro meu propósito de vida, me torno mais completo e cheio com a paz de Cristo. Pois meu propósito foi perfeitamente modelado para mim.

Todos nós temos um propósito. Mas só poderemos sabê-lo e cumpri-lo estando na presença de Deus e, portanto, seguindo sua vontade. Que é boa, agradável e perfeita. E o que resta de uma vida dirigida por Cristo? Resta a certeza, pelas evidencias diárias, de uma vida completa e perfeita ao lado de Cristo. E com propósitos ainda maiores naquela que é chamada Vida Eterna.

Eleições 2010


Quero falar um pouco sobre as eleições de 2010.
Seguinte a Dilma ganhou e essa não era minha vontade. Mas, a palavra de Deus nos deixa claro que devemos honrar nossos líderes e respeita-los como sendo instituídos por Deus, seja por sua vontade permissiva ou diretiva.

Além de ser nosso dever respeitar a nossa presidente, também é nosso dever como embaixadores do Reino abençoarmos nossa Nação. Liberando palavras de benção e determinando 4 anos de vitórias. Aliás, não se esqueçam, ainda estamos nos 7 anos de bênçãos que o Pastor Junior profetizou com autoridade de Cristo.

Isso vale para frases no msn, orkut, twitter e demais galera.

Leiam os textos abaixo que falam sobre o respeito às autoridades.

PS: Não estou aqui para julgar ou corrigir ninguém. Apenas estou dando um alerta. Por favor, não me levem a mal. Mas reflitam sobre o que eu disse. 
      Abraço a todos.


Rom 13:1  Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.

Seja vontade diretiva ou permissiva de Deus.

Rom 13:2  Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Rom 13:3  Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;
Rom 13:4  porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.
Rom 13:5  Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência.
Rom 13:6  Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo.
Rom 13:7  Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
Rom 13:8  A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.
Rom 13:9  Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Rom 13:10  O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
Rom 13:11  E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes.
Rom 13:12  A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.
Rom 13:13  Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.
Rom 13:14  Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

1Pe 2:11  Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma;
1Pe 2:12  tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.
1Pe 2:13  Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano,
1Pe 2:14  quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.
1Pe 2:15  Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos,
1Pe 2:16  como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus.
1Pe 2:17  Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei.